*Franklin Jorge
Finalmente, após sucessivos fracassos administrativos e continuadas roubalheiras contra os cofres públicos, parece que o Ceará-Mirim encontrou o seu rumo na pessoa do prefeito Júlio César Câmara, ex-vereador que em apenas oito meses asfaltou ruas, botou o hospital público para funcionar e fazer cirurgias, e ainda conseguiu a proeza de pagar aos servidores 10 dias antes da data prevista. Não há nada no RN que se lhe compare nesse âmbito, sobretudo em uma época de crise pandêmica.
Antes dele, Marconi Barreto e demais antecessores nas últimas administrações, entre os quais o Delegado Peixoto – de triste memória -, fizeram feio papel e decepcionaram os munícipes, naturais e habitantes de uma terra antes rica e invejada, porém sustentada pela monocultura do açúcar, que faliu quando seus engenhos e usinas, após anos e anos de opulência e escravidão à vontade dinástica de uma só família, por fim, caiu em bancarrota. E ainda se deu ao desplante de eleger aventureiros e ladravazes que jogaram a pá de cal final sobre a economia do verde vale.
Embora novo na política, o povo já o consagrou e os mais velhos o comparam a Edgar Varela, o maior prefeito que o Ceará-Mirim já teve durante mais de um par de séculos de história. Em menos de um ano, desde que assumiu a cadeira de prefeito, avançou em 20 anos, administrativamente, segundo a voz popular, saindo do charco sem fundo a que fora jogado o município por políticos inescrupulosos.
Fico feliz de saber de uma ação em curso, a recuperação da rua em que nasci, numa velha casa que não existe mais, ao lado da Estação Ferroviária, atualmente incorporada ao Centro Cultural; uma casa ilustre, onde minha avó materna se casou e o ex-Presidente, jornalista João Café Filho, esteve refugiado por algum tempo, fugindo da sanha de seus adversários políticos. Lamento não ter uma fotografia dessa casa, exceto uma que tirei com três meses, recostado numa cadeira de vime colocada no vestíbulo.
Dir-se-ia, pelo que se fala acerca do prefeito, que o município está saindo das trevas para a luz de uma administração que respeita a cidadania e honra suas atribuições com trabalho de qualidade. Uma cidade que está sendo outra vez valorizada. Estamos falando de respeito e gestão.
Abaixo vídeo gravado por um ceara-mirinense orgulhoso de seu prefeito: