• search
  • Entrar — Criar Conta

O Que Seria De Batman Sem Bill Finger?

Edek Kowalewski, arqueólogo dos quadrinhos, do canal A Voz do Gibi, nesse artigo, esclarece certas questões nebulosas em torno da criação de Batman, a maior de criação de Bob Kane… e Bill Finger!

*Edek Kowalewski

[email protected]

Bill Finger (1914-1974) foi um dos principais colaboradores por trás da criação do Batman. Embora o crédito originalmente tenha sido atribuído apenas a Bob Kane (1915-1998), ao longo dos anos ficou claro que Finger desempenhou um papel fundamental na concepção do personagem, bem como na criação do universo do herói.

O Batman, nos primeiros esboços de Bob Kane.

Batman fez sua primeira aparição nas páginas dos cadernos de esboços de Bob Kane, parecendo dramaticamente diferente dos quadrinhos que conhecemos hoje. Uma figura balançando em uma corda, vestida com um traje vermelho, quase como o do Super-Homem. Além disso, ele também usava uma pequena máscara e tinha duas asas rígidas nas costas. Quando Bill Finger viu os esboços, ele sugeriu adicionar um capuz em vez da máscara, substituindo as asas por uma capa, dando ao personagem algumas luvas e removendo as partes vermelhas do traje. Bill Finger também criou a identidade secreta do herói, Bruce Wayne.

Também é dele a criação de muitos elementos icônicos do universo do Cruzado Encapuzado. Ele ajudou a projetar o traje do Batman, incluindo a capa, a máscara e o símbolo do morcego no peito. Também co-criou alguns dos vilões mais famosos do personagem: como o Coringa, o Pinguim, o Charada, a Mulher-Gato e o Duas-Caras.

O Batman, depois das mudanças de Finger.

Depois que Batman foi publicado, ele ainda era uma figura diferente daquela com a qual os fãs estão familiarizados hoje. As cores eram mais ou menos as mesmas, preto e cinza, mas seu capuz tinha orelhas longas e pontudas. Ele também usava luvas roxas e um colete à prova de balas. Ao longo dos anos, ele mudou e se desenvolveu como personagem, primeiro carregando uma arma e depois decidindo que armas não deveriam ser usadas.

Além de sua contribuição para a criação de personagens e designs, Finger também teve influência na narrativa. Ele desenvolveu a história de origem, incluindo a tragédia que levou Bruce Wayne a se tornar o vigilante mascarado de Gotham City. Ele também ajudou a estabelecer o tom mais sombrio e gótico associado ao morcego.

Infelizmente, por muitos anos, ele não recebeu o reconhecimento merecido por seu trabalho. Como mencionei em meu texto sobre Tommy Tomorrow, que você pode ver AQUI uma estória publicada em Real Fact Comics ainda durante os anos 1940 (ironicamente, quadrinhos de fatos REAIS) mostra a alegada história por trás da criação de Batman, e só é mencionado Bob Kane, com explicações esdrúxulas para a criação de certos personagens. Somente em anos mais recentes, o papel de Bill Finger tem sido amplamente reconhecido e seu nome é creditado como co-criador do personagem.

 

Bill Finger

 

Bob Kane.