*Franklin Jorge
Editora de Cultura do jornal Tribuna do Norte durante vários anos, a jornalista Cinthia Lopes assina, no gênero, a melhor e mais bem informada publicação digital que reúne em si experiência e qualidade, esta última muito em falta, entre nós, em publicações que se dizem culturais.
Despretensiosa e atenta aos acontecimentos, acolhe e difunde na página TípicoLocal o que acontece de bom em nossa cidade e ao mesmo tempo se reinventa como jornalista que passou do impresso ao virtual. Diria até que, de certa forma, saiu ganhando nessa mudança ao quebrar uma rotina de muitos anos. Embora a competição seja mais árdua, parece-me mais instigante e apta a manter-lhe abundantemente a vitalidade e a energia que levam ao reconhecimento de uma guerreira, como reconheceu o poeta Lívio Oliveira.
Como alguém que dedicou pelo menos 50 Anos de sua vida à Cultura da nossa terra, idealizando e instalando a Oficina de Gravura Rossini Quintas Pérez e a Pinacoteca do Estado, além de propor e a apresentar ao secretário de cultura o projeto de criação de um Museu de Esculturas a Céu Aberto, no Parque da Cidade, desaprovado pelo secretário de cultura e quase que imediatamente, sem planejamentos quaisquer, implantado às presas e de forma improvisada no estacionamento do Parque, área, sem dúvida desaprovada por instituição que fiscaliza a aplicação da Legislação Federal. Omitiu todo planejamento fez sob o estimulo do “se colar, colou”, tão em pratica pelos incompetentes ; e como alguém que atuou como Editor de Cultura de todos os jornais de Natal e editando agora esta revista digital www.navegos.com.br, recomendo a leitura de Típico Local, criada pela jornalista Cínthia Lopes, página dinâmica e rica de novidades.