*Diário de Cuba
Ao pedir sacrifícios e resistência ao povo atolado na miséria, o regime cubano gastou recursos que diz não ter para transportar a sua liderança ao evento que organiza todos os anos para celebrar a chegada ao poder de Fidel Castro . O projeto independente de jornalismo de dados Inventario revelou que só no dia 1º de janeiro quatro aviões realizaram 15 voos entre Havana e Santiago de Cuba.
“Para ir fazer discursos sobre as deficiências e pedir sacrifícios ao povo cubano em 2024, a direção do Partido Comunista de Cuba (PCC) e do Governo viajaram a Santiago de Cuba numa frota de quatro aviões que realizou 15 voos no dia 1º de janeiro. sozinho. entre Havana e Santiago (nove ida mais seis ida e volta)”, publicou Inventario em tópico na rede social X.
Segundo a plataforma, para o “air spin” Havana-Santiago, que operou desde a madrugada do dia 1º de janeiro até depois das 18h, “trouxeram como reforço da Venezuela um Cessna S550 Citation S/II, matrícula YV3422 , que chegou a Havana vindo de Caracas por volta das 2h45 .
De acordo com o rastreamento realizado pelo Inventario , também participou uma aeronave com número YV659T, jato executivo de bandeira venezuelana que voa principalmente em Cuba . “Embora seja habitualmente avistado na rota Havana-Santiago, não é comum que voe cinco vezes num dia entre as duas cidades”, assinala o projeto.
“Os voos do YV659T foram semelhantes aos do Cessna YV3422: três para Santiago de Cuba e dois de volta, num total de cinco voos entre 9h00 e 17h00 (precedidos por um curto voo circular de cerca de 20 minutos por volta das 7h30, listado como 0 em uma tabela compartilhada por Inventory )”, acrescentou.
O projeto dizia que, em terceiro lugar, segundo o número de voos realizados, ficou o Aerogaviota ATR 42-500, matrícula CUT1456, com quatro voos no total : dois com destino a Santiago e dois com regresso, todos com números de voo da Revolucionária. Forças Armadas (FAR)”.
Por último, otro ATR 42-500 de Cubana de Aviación con matrícula CUT1240, voló de La Habana a un punto no identificado del centro del país, desde donde volvió a despegar hacia Santiago de Cuba como vuelo FAR580 , sobre el mediodía, precisó el proyecto de investigação.
Nas conclusões, o Inventário disse que “ esta contagem de 15 voos no dia 1º de janeiro é apenas parte do transporte para o evento ”.
Em 2 de janeiro, no momento da publicação do Inventario , o YV659T estava em seu quinto voo entre Santiago de Cuba e Havana, e o CUT1240 em seu terceiro. O Cessna YV3422 retornou de Santiago à Venezuela às 2h24 daquele dia.
“ Os transportados em jactos privados para Santiago para o evento do 65º aniversário do triunfo da Revolução aplaudiram a retórica de Raúl Castro sobre ‘a complexa batalha económica’, as ‘dificuldades’ e os seus pedidos de sacrifícios ao povo” , denunciou o projecto. .
O Inventário lamentou que nem o PCC nem o Governo cubano sejam responsáveis por estas despesas com táxis aéreos para eventos meramente político-culturais e sem impacto na economia diária do povo .
Enquanto muitos cubanos passam por uma odisseia para viajar num autocarro Yutong entre Havana e Santiago, a elite castreja gasta os recursos que nega ao povo em viagens confortáveis para manter viva a máquina de propaganda do regime.