*Diário de Cuba
O rapper e produtor musical cubano Papa Humbertico lançou recentemente a música “Otro Bolero” com Raudel Escuadrón Patriota . Ambos os rappers se unem para cantar pela liberdade de Cuba e dos mais de mil presos políticos da Ilha . A música faz parte do álbum Resiliecia , que Papa Humbertico publicará em 2024 pelo seu selo independente, Real 70.
“Nunca tive uma colaboração com Raudel, embora tenha produzido várias músicas para ele ”, disse Papa Humbertico ao DIARIO DE CUBA.
“Escrevi para ele no WhatsApp e ele imediatamente disse sim para colaborar. Eu não tinha nada escrito para mostrar a ele, mas recebi aquele bloco que roubei. parte gravada.”
Raudel é um dos muitos rappers que incomodam o sistema e tiveram que emigrar devido à impossibilidade de seguir carreira musical dentro de Cuba . De Miami, o artista continua a ser um ativista crítico do regime através do seu trabalho. Sua carreira se junta à de artistas como Los Aldeanos, Maykel Extremo e o próprio Papa Humbertico , que promoveram uma segunda onda do rap cubano após a censura do Primeiro Festival de Rap, organizado pelo coletivo Grupo Uno. Essa geração se caracterizou por ser mais frontal ao sistema e refletindo em suas letras suas visões da Ilha e da política.
“Estou muito interessado que os artistas de hip hop que estão em Cuba se posicionem diante da dura realidade que os cubanos estão passando . Sei que existe um risco tremendo, que corríamos na época, por isso também gosto. . Dei importância a esta colaboração com Papa Humbertico”, expressou Raudel ao DIARIO DE CUBA.
Durante seis anos em que não publicou discos, Humbertico dedicou-se principalmente à produção musical dos rappers que permanecem em Cuba e das novas gerações que vão surgindo. Entre os artistas para os quais este produtor vem gravando e fazendo backgrounds recentemente, podemos citar Chico Pro, Milton McDonald, EIDI, Brianna Weapons .
“Confesso um segredo minha gente, há mais ou menos dois anos pensei em deixar a escrita e o rap para me dedicar apenas à produção. Há apenas um mês, de um momento para o outro, peguei meu celular e tentei escrever algo sobre uma batida minha e já estou em oito músicas para aquele que será meu novo álbum, Resilience . Tentei sair do rap, mas o rap não deixa , como diz meu irmão Elokuente”, escreveu recentemente o produtor no redes sociais.
Embora ainda não haja data de lançamento do álbum, “Otro Bolero” já pode ser ouvido nas plataformas digitais. Além desta colaboração, Resiliencia terá outra, juntamente com o rapper cubano Danay Suárez .
Dentro da história do rap cubano , Papa Humbertico com seu estúdio de gravação independente Real 70 desempenha um papel fundamental.
No início deste movimento na Ilha quase não existiam estúdios de gravação que apoiassem o gênero. Pelas mãos de Humbertico passou a obra de muitos dos mais importantes artistas do movimento: como Explosión Suprema, Los Aldeanos, Hermanos de Causa, Anónimo Consejo, Grandes Ligas, Randy Akosta entre outros.