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Panorama fotográfico das produções de Bayreuth 1 de 2

Um panorama das produções bayreuthianas desde 1876, ano de sua inauguração, até 2023. A panorâmica cobre várias produções, embora a ênfase maior seja para as do Anel dos Nibelungos. Essa primeira parte cobre até o período de gestão de Wolfgang Wagner.

*Alexsandro Alves

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Os vários períodos de produções na Casa dos Festivais estão contidos nessas dezenas de fotos abaixo. As produções originais de 1876 ficaram em cartaz, com poucas modificações até 1945, quando o teatro é interditado, após o bombardeio da cidade.

Embora que Siegfried Wagner (06/06/1869 – 04/08/1930), tenha modificado alguns detalhes das produções do seu pai, praticamente não ocorreram mudanças artisticamente profundas. Siegfried incorporou, ao invés disso, as novas tecnologias surgidas na sua época.

As intenções estéticas permaneceram.

Com a morte de Siegfried, sua esposa Winifred Wagner (23/06/1897 – 05/03/1980), assume a direção da Casa. Então, a partir de 1930, o teatro torna-se um caldeirão político nazista. Aos poucos, bandeiras e outros símbolos do partido são incorporados às produções.

As fotos.

 

O Anel dos Nibelungos,  Bayreuth, 1876. Produção original de Richard Wagner; O ouro do Reno, cena I

 

Ibdem.

 

Amalie Materna, a primeira Brünnhilde

 

O Anel, 1876; as ondinas

 

Ibdem; A Valquíria, ato I, final

Em 1945 os festivais são interrompidos pela primeira vez. Em 1951, sob a direção dos irmãos Wieland (05/01/1917 – 17/10/1966) e Wolfgang Wagner (30/08/1919 – 21/03/2010), e o compulsório afastamento de sua mãe, a Casa é novamente aberta com uma produção de Parsifal.

Essa produção, de 1951, regida por Hans Knappertsbusch (12/03/1888 – 25/10/1965), e já amplamente comercializada, é o início da Neu Bayreuth, Nova Bayreuth, com seu despojamento cênico e predominância da iluminação para criação de uma atmosfera onírica e a atemporal.

As fotos.

 

O Anel “despojado”, na estética da Nova Bayreuth

 

Ibdem

 

Ibdem

 

Ibdem

 

Ibdem, final de Siegfried

 

Cena de Lohengrin, Nova Bayreuth

 

Tannhäuser, Nova Bayreuth

 

Os mestres cantores de Nuremberg, Nova Bayreuth

 

Abaixo, fotos da famosa produção de Tristão e Isolda, Nova Bayreuth, 1966. Essa produção, disponível em áudio e em vídeo (embora o vídeo não seja da mesma apresentação em Bayreuth, mas de uma apresentação posterior levada por Wieland para Tóquio, com praticamente o mesmo elenco da de Bayreuth).

As fotos.

Ato I

 

Ato II

 

Ato III

 

Ato III

 

Essas produções são de Wieland Wagner, mas seu irmão, Wolfgang, que era responsável pela parte administrativa e financeira do Festival, também contribuía na parte artística. Abaixo, algumas fotos de suas produções.

 

Parsifal, produção de 1982

 

Ibdem; ato II, cena I

 

Parsifal, produção de 1998

 

Ibdem; início da cena do Graal

 

Ibdem; Parsifal e as meninas-flores

 

Os mestres cantores de Nuremberg, produção de 1984

 

Os mestres cantores de Nuremberg, produção de 1998, ato II

 

Este estilo intimista prevalece até 1976, embora que Wolfgang aos poucos conseguisse reintroduzir elementos mais naturalistas. Na década de 70, intimismo e naturalismo conviveram lado a lado em Bayreuth. No ano do centenário do Festival, uma nova produção do Anel é estreada, dirigida pelos franceses Patrice  Chéreau (02/11/44 – 07/10/2013) e Pierre Boulez (25/03/25 – 05/01/2016).

As fotos.

 

O Anel, 1976, produção de Chéreau; O ouro do Reno, cena 1

 

Ibdem; A Valquíria, ato III, final

 

Ibdem; Siegfried e o gigante Fafner, Siegfried, ato II, cena II

 

Ibdem; Crepúsculo dos deuses, ato II, cena IV

 

Após Chéreau, Harry Kupfer impressiona positivamente com seu Anel, que permaneceu em cartaz de 1988 a 1992.

As fotos.

 

O Anel, produção de 1988; O ouro do Reno, cena I

 

Ibdem;

 

Ibdem; A Valquíria, ato III, final

 

Ibdem; cena do ato II de Siegfried. Em cena, Wotan e o Passarinho, o cenário reproduz a explosão do reator nuclear de Chernobyl, acidente ocorrido dois anos antes

 

Ibdem; Crepúsculo dos deuses, ato II, cena IV

 

Crepúsculo dos deuses, final

 

Em 2006, Tankred Dorst (19/12/25 – 01/06/2017)  estreia um novo Anel, esta produção mescla aspectos míticos com realismo:

 

Final da Valquíria

 

Continua…