*Da Redação
Ir a Recife, hoje, é conhecer o Instituto Brennand.
Fundado em 2001, pelo empresário e colecionador de arte Ricardo Brennand, foi aberto ao público em 12 setembro de 2002.
Antes de chegarmos ao castelo, uma alameda de mais de um quilômetro, formada por coqueiros imperiais, ao mesmo tempo que nos saúdam, preparam nosso espírito para a beleza e para grandeza que nos esperam.
São espaços prédios principais: a sala de armas, a pinacoteca, a biblioteca e a capela.
Além deles, há um lago que circula o complexo, um jardim com esculturas, uma sala de esculturas de cera e restaurante.
Ontem, 11 de agosto, estive em Recife e visitei esse museu sem igual no Brasil. O resultado dessa viagem e desse encontro com a arte serão alguns artigos que nas próximas semanas serão publicados em Navegos.
Na Wikipedia nos lemos que: “o Instituto Ricardo Brennand está sediado em um complexo de edifícios, inspirado no estilo Tudor, com área construída de 77 000 metros quadrados. É uma construção contemporânea, combinada com alguns elementos decorativos originais, tais como uma ponte levadiça, relevos de brasões e um altar em estilo gótico. O complexo engloba o Museu de Armas Brancas (Castelo São João da Várzea), Pinacoteca, Galeria de Exposições Temporárias, Auditório com capacidade para 120 pessoas, áreas de serviço para os visitantes, reserva técnica e espaços técnico-administrativos. Cercando o complexo, há um vasto parque com uma área de 18.000 hectares, dotado de lagos artificiais e esculturas em grande escala, tais como a obra original de O Pensador de Auguste Rodin, uma cópia de David de Michelangelo, A Dama e o Cavalo de Fernando Botero e outras peças de Sonia Ebling e Leopoldo Martins, Antônio Frilli, Mestre Valentim entre outros’.
Animais, como aves, podem ser vistas no lago e na vegetação preservada do ambiente.
Além das exposições permanentes e temporárias, o Instituto oferece visitas educativas, cursos de história da arte, programa educativo voltado aos alunos dos sistemas público e privado de ensino, programas de arte-educação para professores e atividades culturais em geral
Nessa edição de Navegos, os colunistas e seções (clique nos nomes para ir direto ao artigo): Alex Pipkin, Roger Scruton, Diário de Cuba e Calle del Orco. Desfrutem.