• search
  • Entrar — Criar Conta

Parsifal, da banda POOH

A banda de rock progressivo italiana, Pooh, comemora 50 anos de seu mais interessante álbum: “Parsifal”, sobre o último drama escrito por Richard Wagner.

*Wagnermania

[email protected]

 

Em 10 de setembro de 1973, a banda italiana de rock progressivo Pooh lançou seu álbum “Parsifal”, considerado pela revista Rolling Stone um dos melhores álbuns da história cantados em italiano.

A banda original de Bolonha, que já vendeu mais de 100 milhões de cópias ao longo de toda a sua carreira, quis homenagear o protagonista do último dos dramas escritos por Richard Wagner.

A capa do álbum reproduz um pôster de uma apresentação de Parsifal no La Scala de Milão, enquanto a contracapa conta a história do Cavaleiro do Graal. Para as sessões de fotos que completam o encarte do álbum, os integrantes do grupo vestiram parte dos figurinos de uma apresentação no La Scala. A sessão de fotos foi realizada em um castelo próximo ao Lago de Como, perto de onde nasceu Cosima Wagner.

O álbum continha nove músicas, sendo a mais longa a que fechava o lado B, com 10 minutos de duração, dividida em duas partes, e levando o mesmo título do vinil: Parsifal .

“Parsifal” é uma das canções mais emblemáticas do grupo italiano. Roby Facchinetti, seu autor, considera que muitos italianos associam Parsifal a Pooh e não a Wagner, e conta a anedota de um aspirante a estudante de um conservatório que, por exemplo, interpretou “ Parsifal ” perante o júri. Quando o diretor perguntou sobre “Wagner”, ele disse: “Não! Do Pooh!”

Abaixo, o álbum.