*Franklin Jorge
A Permancultura deriva de “agricultura permanente” e inclui diversos segmentos, como energia solar, arquitetura e modus vivendi. É um recurso criado para ampliar a vida e torna-la melhor em uma sociedade consumista em um estado crescente de vulnerabilidade. Surgiu há quase duas décadas e tem promovido saídas ecológicas através de novas alternativas que fogem ao lugar comum dos sistemas de industrialização e às coisas feitas, valorizando culturas e técnicas antigas e mais baratas, de agricultura e bioconstrução. Muitas pessoas idosas têm aderido a esse sistema no qual as pessoas se ajudam mutuamente e, em alguns casos, podem viver em comunidade enfrentando problemas comuns e rotineiros. Pode ser praticada no campo e na cidade. são as ecovila que aproveitam e respeitam a natureza.
Há, no Brasil, muitos grupos que praticam a Permacultura e atuam nesse campo ainda praticamente inédito entre nós em busca de melhor qualidade de vida mais simples, utilizando-se de recursos baratos que aproveitam o melhor da natureza ano Brasil o Instituto Pindorama ´inda não contaminada e degenera pelo homem, em beneficio de grupos que pensam diferente e se conscientizaram que mudar é preciso e que o que nos é dado necessita de cuidados permanentes para que não acabem ou se degradem e possam chegar às futuras gerações em condições de uso e validade.
O Instituto Pindorama é sinônimo dessa prática que vem se disseminando mundo afora, através da agricultura doméstica e da implementação de construção e vida sustentável com energia solar, agricultura familiar e uso racional da água, que tende a se acabar com a morte de rios e nascentes.
Esta pretende ser a primeira de uma série de publicações sobre uma questão de interesse coletivo e humano que se tem tornado cada vez mais relevante.