*Virgínia Allen (The Daily Signal)
A tragédia nacional de mais mortes por overdose de drogas , suicídios e homicídios não será resolvida “se tivermos de olhar uns para os outros através do prisma da raça”, diz o ativista Bob Woodson.
“Há pessoas que lucram com as queixas da nossa sociedade e devemos desafiar estes aproveitadores raciais”, diz Woodson, autor e fundador do Woodson Center, com sede em Washington.
Alguns “tentam promover” os desafios raciais na América, diz Woodson, citando dois exemplos.
“ Black Lives Matter … aparece e arrecada US$ 100 milhões em dinheiro da culpa branca”, diz ele. “ Ibram X. Kendi, da Universidade de Boston, arrecada US$ 48 milhões para fazer pesquisas antirracistas.”
Na opinião de Woodson, “a raça tem sido uma distração” para a abordagem dos problemas reais que as comunidades pobres enfrentam.
Se uma fração do dinheiro dado a iniciativas “antirracismo” fosse investida em organizações como a The Piney Woods School , que atende crianças de origens e bairros desafiadores, Woodson afirma que mais vidas poderiam ser mudadas de maneiras tangíveis.
Desde a década de 1980, Woodson, que é negro, tem trabalhado para resolver problemas que assolam comunidades pobres em todo o país. Quando jovem, fez parte do movimento pelos direitos civis . Mas, encontrando-se em desacordo com alguns aspectos do movimento, Woodson diz que “começou a trabalhar em nome das pessoas de baixa renda de todas as raças”.
Agora, aos 86 anos, diz Woodson, o Woodson Center dá voz “aos líderes de base sem voz que trabalham nestas comunidades que enfrentam drogas, violência e nascimentos fora do casamento”.
“Procurei uma alternativa à abordagem tradicional para estes problemas, que consiste em investir mais dinheiro do governo, 22 biliões de dólares nos últimos 50 anos, em programas de ajuda aos pobres”, diz Woodson. No entanto, acrescenta, “70% de cada dólar não foi para os pobres, mas para aqueles que servem os pobres, que perguntam quais os problemas que são financiáveis, e não quais os que são solucionáveis”.
Woodson se junta ao “ The Daily Signal Podcast ” para expor os efeitos nocivos do foco na raça nas comunidades negras e para explicar como a estratégia do Woodson Center transforma vidas e bairros inteiros.