*Francisco Alexsandro Soares Alves
A rainha Elizabeth II faleceu dia 08 de setembro de 2022, seu reinado durou 70 anos e 214 dias.
Iniciado em 06 de fevereiro de 1952, sua coroação deu-se em 1953 e foi comemorada com a estreia de uma nova ópera de Benjamin Britten, “Gloriana”, opus 53, em 08 de junho de 1953.
A obra trata do relacionamento de Elizabeth I, também conhecida como a Rainha Virgem, com o Conde de Essex. Relacionamento turbulento que termina com a morte do conde a mando de Elizabeth I.
O tema gerou um certo desconforto na corte da futura Elizabeth II. Admiradora de ópera, Vossa Majestade desejara, desde sempre, que sua coroação fosse marcada com a estreia de uma ópera nova em sua homenagem. E Britten, à época, era o compositor preferido dos ingleses.
Mesmo com um tema tão delicado, Elizabeth II confiava na nobreza da música de Britten – uma música que conquistava inclusive a URSS pouco a pouco. A paixão inconfessável da rainha pelo conde, as tramas deste para derrubar a rainha, a idade da rainha, trinta e dois anos mais velha do que o conde e o golpe fracassado de Essex contra o governo de Elizabeth I, que por fim o leva à prisão e à morte, são dramatizados por uma música tonal equilibrada, mesmo nos momentos mais desconcertantes dos protagonistas. Na música de Britten, o que equivale dizer, no drama operístico, os sentimentos tanto da rainha quanto do conde são tomados como puros e sinceros, verdadeiros em suas intenções, não há espaço para a vilania. Mesmo o monólogo final da rainha, quando o conde está sendo assassinado, é uma reflexão sobre a mortalidade da própria rainha e sobre o dever com o social que sobrepõe-se ao desejo individual, por parte da monarca.
Na estreia, Elizabeth foi vivida pelo soprano Joan Cross e Essex pelo tenor Peter Pears, ambos cantores associados às óperas de Britten.
FOTO Em destaque, a rainha Elizabeth em sua coroação; cena da ópera composta por Britten em sua homenagem; a cantora Dame Jo, interprete do principal papel; e o camarote real, de onde a rainha assistiu a encenação.
