• search
  • Entrar — Criar Conta

Retrato falado de Adriano Santori

Um dos mais originais artistas plásticos do RN, nascido e residente em Currais Novos, resume aqui a história de sua vida e de sua arte que glorifica a simplicidadee a beleza da vida sertaneja.

*Franklin Jorge

[email protected]

Quando nasceu?

Nasci em 16 de julho de 1980.

Onde?

Em Currais Novos, RN.

Como se chamam seus pais?

Minha mãe chama-se Rita Calista, ex-lavadeira e dona de casa e Meu pai é José Gomes, motorista.

O que herdou de seu pai?

Ele me levou para conhecer as estradas do Rio Grande do Norte, quando pequeno, e isso despertou em mim essa admiração que tenho pelas paisagens, horizontes…

E de sua mãe?

Dela herdei o gosto pelo trabalho honesto, e recebi os primeiros incentivos para seguir no desenho, e ainda os recebo para continuar mesmo com as adversidades que aparecem….

Quem é você?

Eu sou Adriano dos Santos Gomes da Silva, nome artístico Adriano Santori. Pintor de pássaros e paisagens. Trabalho com pintura a óleo predominantemente, sou formado em Letras/UFRN. Pinto deste os 16 anos, após participar de um ano de Oficina de Desenho de Observação e Pintura, aqui mesmo em Currais Novos, no extinto Caic, com o professor João Antônio.

Deu-me fatos para esclarecimentos de heranças.

[Não respondeu]

E sua infância?

Nasci em Currais Novos, mas logo nos mudamos para Acari, de onde eu tenho as primeiras recordações das sangrias do Gargalheiras, da construção da ponte nova. Do meu pai como frentista e minha mãe fazendo rabiscos no papel para que eu imitasse. Depois moramos em Cruzeta, e depois voltamos para Currais Novos, onde vivo até hoje.

Como brincava?

Nossas brincadeiras eram as de menino da década de 80, correr, se esconder, com a diferença que eu sempre inventava algum brinquedo com sucata, ou desmontava os que tinha pra ver como funcionava. Tive sempre grande curiosidade pelo funcionamento das coisas, sempre li muito, mesmo antes da faculdade. Sofria o que hoje chamam de “bullyng”, por ser sabido em muita coisa…

Mais fatos

[Não respondeu]

Quando deixou sua terra?

Continuo em Currais Novos.

Que coisas tem feito?

Tenho sempre me atualizado e ultimamente pesquisado melhorar minha pintura. Tenho pintado pássaros e paisagens e pretendo em breve fazer uma exposição com uma quantidade significativa de quadros.