*Franklin Jorge
Quando nasceu?
Nasci em janeiro de 1946.
0nde?
Em São João do Sabugi. Minha família mudou-se, 2 anos depois, para Governador Dix-sept Rosado, onde fui registrada.
Como se chamam seus pais?
João Garcia Filho e Francisca Suzana de Medeiros Garcia.
O que herdou de seu pai?
Tanto de meu pai quanto de minha mãe, herdei a capacidade de sonhar, o gosto pela vida pela música e pela palavra escrita. Além de preservar-me um ser íntegro e ético, seguindo o exemplo por eles deixado.
Quem e vc?
Sou, ainda, um ser em busca do conhecimento de mim, do outro, e da aceitação dessa incompletude inerente à minha e
a nossa própria humanidade.
E sua infância?
A minha infância foi igual a infância de todas as meninas do interior, que viveram em “Fazendas”, convivendo com a natureza e sua diversidade.
Como brincava?
Na minha infância não havia bonecas de luxo. As minhas (poucas) eram de pano, lindas, feitas pela tia Joana Vieira de Medeiros. As estórias eram lidas, contadas e inventadas por vovô João Bernardo Garcia de Medeiros, minha mãe, Francisca Suzana, e a doce tia Nenê (Ana Dantas de Medeiros), quando nos visitava. Além disso, as brincadeiras de roda nas noites de luar, os banhos de chuva e de rio, inesquecíveis…
De-me fatos para esclarecimento de heranças.
Mais tarde cantava no coral da Igreja e com um grupo de amigos que tocavam violão, lia, escrevia poemas em um caderninho que escondia a sete chaves, principalmente de mamãe. Às sextas-feiras, quando noite de lua cheia, ficava acordada até mais tarde, sob o pretexto de estudar história e matemática. Na verdade, ficaria esperando a serenata, que começaria depois das 9 horas, quando apagavam-se a luzes da cidadezinha.
Quando deixou sua terra?
Há tantos anos, nem lembro mais quando, exatamente.
O que tem feito?
Hoje, viajo, leio e faço da literatura uma aliada para expressar as minhas inquietações. A minha tessitura textual é concisa, atenta às palavras mais adequadas que possam alcançar o outro.
Prossigo escrevendo, sou poeta, tenho alguns livros publicados. Estou pesquisando a obra da poeta e escritora Myriam Coeli.
