• search
  • Entrar — Criar Conta

Retrato falado de Gerinaldo Moura da Silva

Um dos notáveis do Ceará-Mirim, Gerinaldo ocupou todos os cargos e funções aos quais alguém, em sua condição, podia desejar. Atualmente, a convite da direção do tradicional Colégio Santa Águeda, organiza o Memorial de Irmã Maria José, a instalar-se no Palacete em estilo toscano onde originalmente instalou-se o Colégio há mais de um século.

*Franklin Jorge

Quando nasceu?

Em 28 de novembro.

Abertura da festa de Nossa Senhora da Conceição.

Onde?

em Ceará-Mirim, mas sou registrado como natural de Maxaranguape.

Como se chamam seus pais?

Antonio Moura da Silva- meu pai. Ex- Combatente da 2º Guerra Mundia pela Marinha do Brasil, e Nair Salustino da Silva- minha mãe.

O que herdou de seu pai?

A honestidade, coragem, determinação, sinceridade.

E de sua mãe?

[Não respondeu]

De onde são eles?

Meu pai era de Pititinga e minha mãe de Lagoa de Montanha, próxima a Montanhas

Quem é você?

Eu sou professor.  Sou muito sincero. Não gosto e não faço parte de nada que envolva a política partidária. Principalmente aqui em Ceará Mirim onde as pessoas são perseguidas por não dizer em quem vota. Gosto da arte. Amante da cultura. Amo o Ceará Mirim. Seu Vale. Sua terra. Sua gente.

Dê-me fatos para esclarecimento de heranças.

Alguns fatos que me recordam são as eleições de Dr. Roberto Varela para prefeito e Aluízio Alves para governador quando estávamos saindo da ditadura militar. E anos depois eu ingressava na Marinha. Paralelo a isso, ingressei na UFRN e não parei mais de estudar.

E sua infância?

Minha infância foi entre a Rua do Patu, a Rua Dr. Vicente Inácio Pereira e a Rua Dr. Manoel Pinto no bairro do Carrasco. Em Natal, parte dela foi entre a Avenida 6. Bernardo Vieira com a a Antonio Basílio de onde guardo muitas boas lembranças

Como brincava?

As brincadeiras da.infância eram de bola no meio da rua ou no Rio dos Homens. Perto do casarão de dona Mara Cabral. Além de subir a ladeira do Patu montado num jumento por nome de Pagode. Com ancoretas/barris de madeira cheios de água do olheiro. Brincava de Tica, Garrafão, anel, de Tarzan. De Médico. De esconde-esconde nos pés de ficus da Rua do Patu

Mais fatos.

Fiz de tudo um pouco. Ajudei a alavancar a cultura de minha terra Ceará Mirim auxiliando os governos de Dr. Orione Barreto, Jorge Câmara, da Mecenas de nosso vale- a prefeita Therezinha Mello e por último Dr. Marconni  Barreto Atualmente estou presidente do Conselho Municipal dos direitos da criança e do adolescente e continuo professor. Fui o 1o secretário de Cultura de Ceará Mirim e diretor da biblioteca pública municipal Dr. José Pacheco Dantas..Também assumi a gestão da escola estadual interventor Ubaldo Bezerra de Melo e da escola estadual Augusto Xavier de Góis em Muriú. Durante o governo de dona Edinólia Mello estive na coordenação da Educação Ambiental

Quando deixou sua terra?

Sai de Ceará Mirim para trabalhar em Natal na secretaria de administração municipal. Nos governos de Zé Agripino, Marcos Formiga e meu professor Manoel Pereira dos Santos. Era tipo jovem aprendiz hoje. Fiquei Por Natal até servir à Marinha.  E daí foi só viajar depois e conhecer um pouco do Brasil e desse mundo de Meu Deus.
Depois foi ingressar no Magistério minha paixão até hoje.

Que coisas tem feito?

Sou graduado em História.  Sendo Bacharel e também Licenciado. Tenho pós graduação em História da Cultura pela UFRN. Em Cultura do Rio Grande do Norte pela UNP. Em Educação Ambiental pela UNP. Mestrado em Geografia pela UFRN e pós graduação em Literatura e Cultura do Rio Grande do Norte.