*Franklin Jorge
Quando nasceu?
14-05-1939
Onde?
Jardim do Seridó
Como se chamam seus pais?
Hermes Augusto de Azevedo -Sebastiana Medeiros de Azevedo
Meu Pai de Jardim do Seridó e minha Mãe de São Jose do Seridó.
O que herdou de seu pai?
Herdei de meu Pai a Honradez e a Consciência do Bem.
E de sua mãe?
Herdei de minha Mãe a humildade, a simplicidade, o respeito as pessoas em geral e o zelo pela natureza.
Dê-me fatos para conhecimento de heranças.
Com onze anos de idade sai do convívio da família para estudar interno em colégio.
Mais fatos.
Fora de casa e longe da família, tive que tomar minhas próprias decisões e fazer meu projeto de vida. Não foi tão difícil porque até hoje não tenho grandes ambições por coisas materiais. Levei em conta que, se tivesse qualidade de vida, um bom número de boas amizades, uma renda que desce pra manter as principais necessidades e boa saúde era o bastante. Até porque se riqueza e poder fosse a perfeição não haveria suicídios nas altas cúpulas.
Quem é você?
Quem eu sou? Uma pessoa que prefere viver em vez de passar pela vida. Viver o simples, onde não tem a ilusão maquiada. Viver a realidade da natureza e dos seres vivos. Contemplar as belezas que estão ao nosso dispor e não custam dinheiro nenhum. Tipo o mar, a chuva, por do sol, lua cheia e etc.
Quando deixou sua terra?
Saí da minha terra em 1951 como já disse, para estudar interno em colégios. Nessa época não existiam ônibus.Tinhamos que pegar carona em caminhões de carga para chegar ao destino.
Como foi sua infância?
A minha infância foi de muita felicidade. Nascer numa cidade pequena do interior e de pais pobres, pra mim é uma sorte. Quando se nasce no interior automaticamente participa da realidade da vida. Se ver os animais procriando, a vegetação em evolução, animais nascendo e também sendo abatidos para alimento do homem, convive com a seca e com inverno, ver a arvore crescer e frutificar. E ainda convive com pessoas simples, sinceras e honestas.
Quanto a ter pais pobres eu acho que é sorte porque nos estimula a trabalhar e estudar com afinco para ser alguém e ter como sobreviver com seu próprio esforço.
Como brincava?
Minhas brincadeiras de criança eram simples porem muito agradáveis. Tomar banho em açude ou no rio quando cheio, tem coisa melhor. Jogar bola na areia do rio quando seco. Tirar frutas das arvores na época.
Como meus pais eram pobres eu fazia meus brinquedos. Pra fazer uma bola, pedia de alguma mulher uma meia de seda sem uso, enchia de algodão e minha mãe costurava à mão. Carrinhos de madeira não era tão difícil fazer com ajuda de um marceneiro conhecido. Outra coisa boa no interior é que as pessoas são muito prestativas.