• search
  • Entrar — Criar Conta

Retrato falado de Madé Weiner

Um dos nomes mais significativos das artes visuais no Rio Grande do Norte, cosmopolita e criadora de uma linguagem estética que a define, prepara-se para lançar em e-book um livro contendo seus últimos trabalhos, inspirados em sai infância quase rural. A Coleção foi doada ao Instituto Franklin Jorge (em organização) para o uso que lhe convier.

*Franklin Jorge

Quando nasceu?

Leonina de 1949

Onde?

Na Vila de São Vicente – RN

De sua mãe?

Não a conheci. Corria a fama da sua beleza e temperamento assertivo. Fazia flores de seda e gostava de cavalgar. Casou com seu primo e grande amor, e morreu do seu primeiro parto aos 20 anos.

Como se chamavam?

José Dantas Filho e Aniceta de Brito Dantas

O que herdou do seu pai?

Não convivi com meu pai…, mas acho que está enorme atração pelo mar, herdei dele.

De onde são?

Ambos nasceram no Sítio Cardão, perto da Vila de São Vicente, mas a família dos meus avós vem de Carnaúba dos Dantas e do Acari (vovó Plácida era ‘maranganha’)

Quem é você?

Alguém que lutou sempre pela liberdade.

E sua infância ?

De primeira, podia-se dizer, restritiva (sem correr pelos campos, nadar ou andar de bicicleta … nem para o Grupo Escolar podia ir … as aulas eram em casa …etc e tal…), mas olhando praticamente, era a atitude certa, criança frágil e doente tem q ficar quieta. E aí minha tia Alzira sabiamente dizia …’desenhe vc brincando, é muito melhor’ Os cadernos eram lindos ! Também praticava  Caligrafia. E , claro, costurava as roupas das bonecas de pano.

De-me fatos sobre esclarecimentos de heranças.

Vovó Plácida , para quem não faltavam provérbios, dizia que ‘herança  some rápido como manteiga em venta de cachorro ‘

Como brincava?

Adorava ‘costurar’ para as bonecas de pano – eu montava o ‘modelito’ e minha tia costurava … Desenhar ,fazer  Caligrafia , brincar de drama ( vestir-me com roupas de adulto e recitar versos ) Nas noites claras de lua cheia as meninas brincavam de ‘passa anel’ e ‘desfile de miss’ em frente lá de casa .( A miss tinha faixa e tudo  -rs )

Quando deixou sua terra?

Em 1959, mudamos para Currais Novos.

Que coisas tem feito?

Em 2003 fiz minha última exposição individual fora do estado, em Brasília – DF. Em 2005 a última no estado, em Pipa, onde já morava havia 5 anos. Depois disso – uma década se passou, só em tratamento de saúde … Nos últimos ttrês anos  produzi esta série de  pinturas-histórias das lembranças  de uma vila longínqua,  nos meados do século passado… Além das pinturas, há também desenhos e um painel de cerâmica ,

que são partes da série. Exploro vários canais: pastel seco, acrílico, nanquim, argila

Foi um longo trabalho. Homenageio minhas raízes, fechando agora um ciclo, e dando assim oportunidade para uma nova fase surgir – ou não…