• search
  • Entrar — Criar Conta

Retrato falado de Marcos Garcia

Colaborador de Navegos, designer gráfico e ilustrador, produz Quadrinhos desde os anos de 1980, quando criou o Fanzine Acunha e participou de diversas publicações pelo país. É autor de uma nova versão do ataque de Lampião a Mossoró, Lampião na terra dos santos valentes e se dedica a um a produção de um título autoral de Ficção científica a ser lançado, possivelmente, ainda este ano. Também tem uma parceria para produzir e-books para o selo Feedback, entre os quais Na Capital  de El-Rey, do escritor Iaperi Araújo, que o Fundador de Navegos julga ser uma espécie de de Decameron potiguar. Conheça seu trabalho aqui: markosgarcia.deviantart.com

*Franklin Jorge

Quando nasceu?

No dia 22 de fevereiro de 1970

Onde?

Em Mossoró, Rio Grande do Norte

Como se chamam seus pais?

Belmira Garcia e José Anchieta Rebouças

De onde são?

Mamãe de Mossoró, Papai do Ceará

O que você  herdou de seu pai?

Nunca desistir e sempre persistir na busca dos objetivos e metas traçadas.

E de sua mãe?

A Calma e a lucidez na hora de tomar decisões.

Dê-me fatos para esclarecimento de heranças?

Até hoje vivo tentando, batalhando e persistindo para sobreviver de minha arte, o desenho a ilustração e o design. Coloquei uma meta na minha vida, viver do que gosto de fazer. E as decisões dessa empreitada são sempre lucidas e tranquilas como tem que ser. Escutei de alguém uma vez essa frase: “artista é aquele que persiste e não desisti nunca, esse é artista.”

Quem é você?

Designer, ilustrador e quadrinhista em tempo integral, que desde os anos 80 ainda procura seu lugar ao sol.

Mais fatos.

Sempre gostei de ler, e não seria diferente, comecei com os quadrinhos, logo cedo meu pai me presentou com uma revista de super herois…depois vieram as outras. comecei copiando os desenhos das revistas, depois os personagens de história do Brasil na escola…em seguida fui criando meus personagens e dai sairam as primeiras histórias em quadrinhos…Em Mossoró conheci um artista, que viria a ser um grande amigo, e a pessoa responsável pelo meu ingresso no mundo dos quadrinhos, chamado Laércio Eugênio Cavalcanti…desse encontro surgiu minha primeira publicação; Acunha, uma revista com quadrinhos, cartuns e charges em parceria com Laércio.

E sua infância?

sempre pratiquei muito esporte, na época da escola e depois…joguei pinhão, biloca, tomei muito banho de açude e rio …todas as brincadeiras da minha época de infância, acredito ter provado um pouco.

Que coisas tem feito?

No momento atual estou produzindo um novo trabalho que pretendo vir a publicar até o final do ano. Ainda pra esse ano, deve sair outro trabalho meu em uma coletânea que participei com o pessoal do Coletivo Quadro 9 do qual faço parte.

Quando deixou sua terra?

Resido em Natal desde 1986, quando vim para fazer UFRN, exatamente o Curso de Educação Artística, especialização em Artes plásticas, curso que não conclui, e muito tempo depois me formei em Design Gráfico

Foto Marcos Garcia