*Franklin Jorge
Quando nasceu?
Em 15 de outubro de 1966, dia do professor.
Onde?
Em Currais Novos, RN.
Como se chamam seus pais?
Tenho dois pais e duas mães. Os afetivos são: Luiz Batista Gomes e Maria Anizia Gomes e os biológicos são Francisco Paulino de Medeiros e Maria Anunciada Batista
De onde são?
Os afetivos: ele de Picuí/PB e ela de São Tomé, RN. Os biológicos são ambos seridoenses.
Dê-me fatos para esclarecimento de heranças.
Eu sou herdeira por parte dos pais afetivos. Mas nada de grandes cabedais.
Quem é vc?
Eu ainda não sei! É uma pergunta filosófica para eu responder nesses tempos de transitoriedade. Somos tão fugazes que, na realidade, nem somos. Estamos!
O que vc herdou de seu pai?
Dos afetivos, a história sertaneja de pessoas humildes que lutaram para chegar à classe média. Do meu pai biológico, o conhecimento e o prazer pela escrita e pela leitura, ele era rico.
E de sua mãe?
Minha mãe biológica me legou a paciência e a humildade.
E sua infância?
Eu vivi momentos maravilhosos na infância, por isso, os meus poemas costumam fazer referência a essa época. A diversão era grande demais! Eu gostava muito de ler, escrever, desenhar e pintar. Esse período foi fundamental para a minha formação de hoje.
Como brincava?
Brincava de roda, Tica-esconde, corda, pedrinhas, casinha de boneca…
Quando deixou sua terra?
Eu morei na Bahia entre 1990 e 1995 e foi uma experiência boa, porque fiz muitas amizades e conheci outra cultura.
Mais fatos.
Sou graduada em Letras Vernáculas e com especializações em Literatura e Ensino, Literatura Luso-brasileira e em Educação, pobreza e Desigualdade Social. Autora de 12 obras em prosa e poema, além de participações em antologias. Recebi comendas e prêmios importantes, o mais recente foi o Troféu Ana Maria Cascudo, com a obra Proposta de Chuva (poemas), em 2016, considerada a melhor produção literária do RN no referido ano.
Que coisas tem feito?
Atualmente trabalho na 9ª DIREC, sou funcionária pública estadual e atuo na RPTV (Rede Potiguar de Televisão). Escrevo e leio muito, tenho um canal no youtube, chamado Maria Maria no Mundo das Palavras, onde realizo entrevistas, análises de obras literárias e de músicas. Gosto de cuidar da decoração da casa e de fazer prendas domésticas. Sou autenticamente uma mulher que Cuida, aqui com maiúscula, para simbolizar meu sentimento de doação a tudo o que faço e a todos a quem amo. Adoro ouvir Norah Jones, Sinatra, Oswaldo Montenegro e músicas celtas. Ah, adoro fotografia.
[