• search
  • Entrar — Criar Conta

Retrato falado de Sandemberg Oliveira

Professor e ativista cultural, nosso entrevistado defende o Livro e a Leitura, para engrandecimento da Cultura Potiguar há anos nas mãos de gestores despreparados e vampirescos que a exaurem cada vez. Ator e diretor teatral, atuou a frente de um grupo de voluntários formado por alunos seus, na organização preliminar dos Arquivos do Instituto Franklin Jorge [em organização]. É candidato a Vereador nas próximas eleições.

*Franklin Jorge

Quando nasceu?

20 de novembro de 1964

Onde?

Natural de Natal

Como se chamam seus pais?

Antônio Severino de Almeida e Palmira de Oliveira

O que vc herdou de seu pai?

Não há herança de meus pais.

E de sua mãe?

[Respondido acima]

Dê-me fatos para esclarecimento de heranças?

[Não respondeu]

Quem é vc?

Sou Sandemberg Oliveira de Almeida, filho de uma família humilde de oito irmãos. Estudei em escola pública a vida inteira, graças a Deus. Com muita luta me formei em Letras e me especializei em leitura e literatura. Paralelamente à minha formação, sempre fui ligado às artes cênicas e à pintura.

E sua infância?

Venho de uma infância humilde de nove irmãos, tendo uma falecida quando ainda criança, de paralisia infantil e uma outra aos 17 anos de idade. Ambas tinham o mesmo nome, “Simone”.  Eu sou o terceiro mais velho.

Mais fatos.

[Não respondeu]

Como brincava?

Nossas brincadeiras de criança eram resumidas a bola no sítio de Sr. Emanuel, de subir no pé de tamarindo,  de brincar de rica, esconde-esconde,  passar anel, garrafão,  bandeirinha, cuscuz e muita travessura.

Quando deixou sua terra?

Nunca saí de Natal, sempre fui daqui e cresci aqui vendo as manifestações culturais nos coretos das praças.  Hoje essas tradições populares não existem mais

O que tem feito?

Hoje, além de dar aula, também estudo e escrevo muito…  não se pode parar de ler e em de se estudar. A pesquisa é algo que me excita… principalmente pela cultura e literatura…