• search
  • Entrar — Criar Conta

RN se solidariza com a Cultura de Pernambuco

Em nota divulgada pelo presidente da Comissão Nacional de Folclore, firma-se a posição do RN em relação à vandalização da estátua do escritor Ariano Suassuna, criador do Movimento Armorial que pôs o Nordeste na vanguarda cultural do país.

*Da Redação

[email protected]

Recife acordou abismada com a vandalização da estátua de um dos maiores nomes de sua cultura, o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, criador do Movimento Armorial que refinou e expandiu em obras admiráveis a Cultura Popular. O que mais surpreende, porém, é o descuido e a irresponsabilidade dos governo de Pernambuco e do Recife em relação à integridade do Patrimônio Cultural. No mínimo, deviam ter instalado câmeras nas proximidades de monumentos em memória de criadores tão importantes da Cultura Brasileira. Espera-se que prefeito do Recife e governador de Pernambuco tirem lições dessa experiência que desmoralizam seu reuse relacionamentos com a cultura de um dos estados brasileiros mais ricos em História e produção artística.

A Comissão Nacional de Folclore, em nota assinada por seu presidente, o pesquisador potiguar  Severino Vicente, solidariza-se com o povo de Pernambuco e a Cultura Pernambucana por esse violento e absurdo crime de lesa-cultura a que parecemos estar nos acostumando no decorrer nos últimos 30 anos de inversão de valores éticos, morais e culturais.

Qual o crime que Ariano cometeu?, pergunta-se Vicente. E ele mesmo responde, citando Marlei Sigrist, de Mato Grosso do Sul: “O que faltou a essa geração dos últimos 30 anos? Tiveram liberdade demais? Tiveram direitos demais e obrigação de menos?”