*Da Redação
O escultor alemão Ottmar Hörl colabora há anos com o Festival de Bayreuth, emprestando várias das suas esculturas para decorar a cidade ou o próprio teatro durante a temporada de ópera. Em anos anteriores, já foram vistas esculturas plásticas com a figura de Wagner regendo ou mesmo de Russ, o cachorro do compositor, com aproximadamente um metro de altura.
Até 2023, Hörl pretendia reduzir o tamanho da escultura de Wagner pela metade, cerca de 45 centímetros, e assim aumentar a sua produção. O jardim verde ao pé do Festspielhaus está repleto desde o final de julho com esses pequenos Wagners dourados em escala de Nibelungo.
As figuras tinham apoio ao solo, para evitar roubos, já que ficavam ao ar livre 24 horas por dia, sem proteção especial. Nos primeiros dias parece que quase nenhuma das esculturas faltou, mas numa noite todas elas, mais de uma centena, desapareceram.
O custo de produção das figuras está avaliado em 12.000€, e Hörl planeava vendê-las após o final do Festival ao preço de 90€ cada. O escultor lamenta ainda que, no verão, a fábrica que as produz esteja fechada para férias, o que atrasará a sua substituição.
Hörl já presumia que algumas de suas figuras iriam desaparecer, mas não imaginava que todas desapareceriam da noite para o dia. Os ladrões conseguiram tirar uma centena delas do sopé do Festspielhaus, presumivelmente em uma van, sem que ninguém percebesse.
Notícia do www.wagnermania.com