*Luís da Câmara Cascudo
Há na cidade do Natal a Rua Correia Teles que começa na rua São Tomé e termina na rua Felipe Camarão, no bairro da Cidade Alta.
Vez por outra perguntam quem foi esse Correia Teles, padrinho da rua. A Prefeitura Municipal possui os originais de um volume que, a seu encargo, escreve sobre a toponomástica das ruas da cidade e seus bairros dando a origem de cada nome. Não está, nem poderia estar, completa porque a cada dia nascem novos nomes e alguns são completamente desconhecidos para mim, resistindo às pesquisas.
Natal, diga-se de passagem, é a única cidade no Brasil que denomina ruas com nomes de pessoas que nunca existiram. Já publiquei informações irrespondíveis sobre essa anomalia.
Voltando ao Correia Teles, mais uma vez respondo que foi um soldado ilustre, merecedor da homenagem. Lástima é que não tenha havido divulgação maior sobre o seu nome eminente.
José Correia Teles nasceu em 1835 e faleceu no Rio de Janeiro a 4 de novembro de 1897, General reformado do Exército.
Assentou praça em 1856. Alfares em 18 de fevereiro de 1865 e tenente a 17 de novembro de 1869, ambas as promoções por atos de bravura na campanha do Paraguai. Capitão a 4 de dezembro de 1875. Major a 7 de janeiro de 1890, por serviços relevantes. Tenente coronel e coronel por merecimento, respectivamente a 27 de abril de 1891 a 9 de março de 1891, reformou-se como general de brigada em 11 de março de 1897.
Em 1891 fez parte da Junta Governativa do Estado de Alagoas.
Era soldado integral, valente, disciplinado, devoto da Pátria, dedicado ao serviço, fanático pela sua bandeira e vibrando quando ouvia o hino nacional.
Há se vê, pelo exposto, que podia denominar uma rua na sua província natal quem a honrou na paz e na guerra, com o peito cheio de condecorações de três países, Brasil, Argentina e Uruguai.
Onde nasceu Correia Teles? Tavares de Lyra informa ter sido no Açu e Nestor Lima indica Santana do Matos.
A explicação é simples. Em 1835 não existia o município de Santana do Matos que então pertencia ao município do Açu.
José Correia Teles nasceu no Açu e ficou de Santana do Matos depois que esse município apareceu, com a lei provincial de no. 9 de 13 de outubro de 1836, [Artigo 4º.]
A cidade do Natal deu o nome de Correia Teles a uma de suas ruas mesmo vivendo o grande soldado. Chamavam Rua das Lojas e passou a ser Rua Correia Teles, na Ribeira.
Em fevereiro de 1888 a Câmara Municipal fez uma revisão na nomenclatura urbana, mudando, criando, modificando o nome das ruas. A Rua Correia Teles passou a ser Rua Visconde do Uruguai. O Visconde do Uruguai, Paulino José Soares de Souza, falecera vinte e dois anos antes e fora o chefe prestigioso do Partido Conservador, magistrado, diplomata, Ministro de Estado, Senador do Império. O Partido Conservador estava, em fevereiro de 1888 de cima, com o Barão de Cotegipe. Riscaram o nome de Correia Teles. Com a maior sem cerimônia.
Em 1900 chegou a vez de riscarem o nome do Visconde do Uruguai, e deram à rua um nome que ainda se conserva: Rua Dr. Batata. Como justo e necessário ressarcimento de preterição, Correia Teles subiu para a Cidade Alta e lá ficou, apadrinhando a quieta e bonita rua que se honra em recordar-lhe a existência digna e valorosa.
A República, 10 de setembro de 1959.