• search
  • Entrar — Criar Conta

Salvador tem “filas da morte”

Colaborador de Navegos denuncia a precariedade da saúde pública, no estado da Bahia, onde faltam UTIs e a peste chinesa já se transformou em escândalo sob a alcunha de Covidão 19, mas onde se morre de fato em consequência do descaso e da roubalheira dos governantes. Mais um escândalo mortal na conta de autoridades em conluio com o mal.

*Reynivaldo Brito

A praia do Porto da Barra foi interditada com tapumes pelo Prefeito. Já estamos há várias semanas confinados em nossas casas, as indústrias, comércio e o setor de serviços fechados porque governadores e prefeitos tentam esconder o caos que existe no sistema de saúde, onde os investimentos não foram suficientes para que funcionasse com o mínimo de eficiência. Desde muito antes da pandemia do coronavírus 19 que as denúncias de falta de leitos, principalmente de UTIs ecoa em todo o país. Cabe registrar agora as compras de equipamentos superfaturados e outros não entregues, inclusive na Bahia, que começam a ser investigados pela Polícia Federal. Já batizado como o escândalo do Covidão19.

Aqui na Bahia criaram uma tal de Regulação conhecida pelo povo de a Fila da Morte, porque as pessoas ficam esperando para serem internadas, e centenas já morreram em decorrência da morosidade das autoridades. Ao mesmo tempo, as pessoas continuam enfrentando esta Fila da Morte e morrem acometidas de várias outras doenças por falta de atendimento. Mas, unidos na quarentena e nas outras medidas restritivas

Também, estão sendo feitas muitas denúncias de pessoas que morreram acometidas por outras doenças e nos Atestados  de Óbito registra-se que morreram de Convid19. Várias denúncias estão aí, de parentes indignados, que não se confirmam com essa manipulação feita pelas autoridades. Teve uma dessas mortes que a vítima teria morrido de uma queda, quebrandoo pescoço. Ninguém apurou ainda, nem mesmo a polícia, se estas denúncias que continuam sendo feitas, quase diariamente, procedem e porque, nos Atestados de Óbitos, a causa mortis é sempre atribuída ao Convid19. Será que é preciso engordar as estatísticas de morte para justificar a quarentena e o fechamento das unidades produtivas e esbanjamento de vultuosos recursos que estão gastando para, em vez de combater, dar vida ao Convidão19? Fica aí a pergunta. Algum dia saberemos com certeza. A razão de tudo isto.
Os governantes contam ainda com uma decisão esdrúxula do Supremo Tribunal Federal que retirou a competência constitucional do Governo Federal e deu aos estados e municípios autoridade para tomarem as medidas restritivas que acharem convenientes. Portanto, até legalmente governadores e prefeitos são os responsáveis pelo sucesso ou fracasso de suas medidas e pela quebradeira da Economia.

O pior de tudo é que muitos desses governadores e prefeitos se negam a autorizar o protocolo do uso da hidroxicloroquina   combinada com outras medicações, embora o mesmo já tenha sido  autorizado pelo Conselho Nacional de Medicina e usado com eficiência comprovada em vários países .Existem depoimentos de várias pessoas que usaram e se curaram, inclusive de um conhecido médico paulista.
Esta resistência talvez seja porque vai jogar por terra toda a trama que envolve a quarentena e o fechamento dos setores produtivos, e consequente quebra e enfraquecimento da Economia em nosso país, resultando em milhares de desempregados.

Eles são os responsáveis diretos por esta quebradeira e este desemprego com o intuito de não expor seus sistemas de saúdes ineficazes e falidos e já em colapso, antes mesmo da pandemia.

Vi uma cientista, reconhecida em todo o mundo, emocionada, chorando por não entender esta resistência de não aplicar a medicação para salvar vidas, além de médicos e outras pessoas comuns serem salvas pelo uso desta medicação. O exemplo triste é da Bahia, cuja curva só faz subir e agora, depois de milhares de vidas serem ceifadas, resolveram finalmente permitir o uso do remédio, Certamente, tivessem tais medidas sido postas em prática, e muitas vidas poderiam ter sido salvas.

Remédios que tomei: vou dar aqui um testemunho pessoal. Fui picado pelo mosquito e peguei a chikungunya . Fiquei com dores lascinantes nas articulações, com dificuldade de andar e até segurar um celular. Fiz o exame no Lacen, onde foi constatada a doença. Resolvi procurar o médico. Me passaram Novalgina e as dores continuaram. Fui a um reumatologista, e este me receitou a hidroxicloroquina ( Reuquinol) combinada com ácido fólico ( Endofolin) e metotrexato (Tecnomet) para matar o vírus da chikungunya. Sabem qual o resultado até agora? Minhas dores passaram e estou com minha vida normal, e não tive nenhum efeito colateral aparente.

Como se sabe, este medicamento é usado há anos para combater a malária pelos militares que trabalham na região Amazônica e em muitos outros países , além de servir para combater  outras doenças.

Os esquerdopatas são capazes até de ideologizar um medicamento popular com suas falsas narrativas . Só porque o Presidente desde o início defende o uso da hidroxicloroquina, e se manifesta contra as medidas restritivas exageradas, adotadas por governadores e prefeitos, eles agem desta forma equivocada.

Em destaque, o artista Fábio Ojuara quando participava da Bienal de Viena; em cima, a escultura que lhe foi inspirada pelo coronavírus, concluída nesta terças-feira, 19 de maio de 2020.