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Stravinsky jovem, Stravinsky aos oitenta e cinco

Alguns artistas têm, ao fim de sua produção criativa, obras que iluminam de forma diferente suas obras anteriores, assim se dá com Stravinsky.

*W.H. Auden

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A carreira de Stravinsky como compositor é a melhor demonstração que conheço da diferença que existe entre um artista de primeira grandeza e um artista menor. No caso de um artista menor, como AE Housman por exemplo, nos deparamos com dois de seus poemas, ambos de mérito artístico semelhante, com base nos próprios poemas é impossível especificar qual foi escrito antes do outro. Ou seja, ao atingir a maturidade e se encontrar, o artista menor deixa de ter uma história. Um artista de primeira grandeza, pelo contrário, está sempre a redescobrir-se, de modo que a história das suas obras recapitula ou reflecte a história da arte. Uma vez que você faz algo que lhe agrada, você esquece e tenta de todas as maneiras fazer algo novo, algo que nunca foi tentado antes.obra coerente . Como se não bastasse, somente à luz de suas obras posteriores podemos compreender adequadamente as primeiras.

Assim nos diz Stravinsky:

O principal problema que alguém enfrenta aos oitenta e cinco anos é perceber que pode ser impotente quando se trata de modificar a qualidade do seu próprio trabalho. O valor pode ser aumentado até oitenta e cinco, mas será que todo o valor pode ser alterado agora? Em todo o caso, tenho plena certeza de que as minhas Variações e os meus Cânticos de Réquiem alteraram a imagem que se tem do conjunto da minha obra.

 

W.H. Auden