• search
  • Entrar — Criar Conta

Um festival para a elite cubana

A elite cubana, sim, há elite por lá, se deleita com festival gastronômico e rock, do filho de Díaz-Canel, enquanto o povo passa fome.

*Diário de Cuba

[email protected]

 

O Festival Cuba Sabe 2024 , evento culinário anual organizado pela primeira-dama Lis Cuesta , terminou sábado no luxuoso hotel Iberostar Grand Packard em Havana com um concerto do grupo musical De Cuba, de Miguel Díaz-Canel Villanueva , filho do governante cubano Miguel Díaz-Canel .

Numa edição caracterizada pela opacidade, com poucas publicações nas redes sociais e sem que a primeira-dama apareça em fotos ou vídeos, o concerto da banda do filho do primeiro casamento de Díaz-Canel, que costuma aparecer em eventos públicos apesar de dificilmente ter qualquer ressonância na cena musical da ilha , prova de que Cuba Sabe é uma celebração do entorno da liderança governante.

O exposto também é confirmado pela presença no evento de Miguel Ángel Jiménez Martínez , chef espanhol ligado a Cuesta Peraza, que reside em Cuba e no início de 2023 proferiu ofensas pelas redes sociais e desejou a morte à ex-locutora cubana Marisela Alfonso Madrigal., que destacou sua ligação com a esposa de Díaz-Canel.

O chef espanhol já protagonizou o programa Chefarándula da televisão cubana, que foi questionado até pela imprensa oficial pela fartura que exibe, enquanto os cubanos passam fome.

No Cuba Sabe, foi visto no último sábado participando do concurso pan con lechón , no qual participaram 16 restaurantes cubanos, segundo os organizadores do evento culinário, no que descreveram como uma “homenagem à cultura e à identidade nacional”.

Isto, apesar de durante o final do ano de 2023 o preço da carne de porco ter batido recordes históricos e as lojas de dólares do regime cubano terem vendido um porco de cerca de 40 libras pelo valor de quase 30 salários mínimos .

Quanto a Díaz-Canel Villanueva, que tem pouca visibilidade em Cuba, apesar da sua carreira musical, numa das suas mais recentes aparições aconselhou os jovens de Camagüey a “trabalhar” , durante uma digressão por vários municípios daquela província à frente de sua banda.

Embora pouco se soubesse sobre Cuba Sabe, a revista cubana Excelencias anunciou que haverá uma nova edição em 2025, desta vez dedicada à culinária mexicana.

O evento culinário de 2024 foi dedicado à cidade cubana de Bayamo e à Espanha. Na sua inauguração, o embaixador de Madrid na Ilha, Ángel Martín Peccis , apelou para que Cuba se tornasse um destino gastronómico de referência.

“É fundamental fortalecer a relação entre identidade, cultura, turismo e gastronomia, para que Cuba se posicione como referência no Caribe. Queremos atrair visitantes não só pelas suas belas praias, mas também pela sua rica cultura, história e , fundamentalmente, pela sua gastronomia “ A ideia é que as pessoas digam: ‘Vou a Havana comer, porque a comida é muito boa’”, disse Peccis , evitando mencionar que se trata de um luxo que poucos cubanos podem pagar .

Cuba Sabe é patrocinado pela Agência de Turismo Cultural Paradiso, departamento do Ministério da Cultura de Cuba dirigido por Cuesta, pela Federação Culinária de Cuba, pela Associação de Sommeliers de Cuba e pela Associação de Bartenders de Cuba.

Segundo uma Pesquisa de Segurança Alimentar realizada pelo projeto CubaData em 2023, 82,5% dos cubanos residentes na Ilha pesquisados ​​estavam preocupados com a falta de alimentos no país. Essa insuficiência fez com que alguém comesse menos ou pulasse refeições em 70,8% dos domicílios pesquisados.