*Américo de Oliveira Costa – Escritor, Professor Emérito da Universidade do RN, membro da academia Norte-riograndense de Letras e do PEN Club do Brasil, agraciado pelo Presidente Francês Charles De Gaulle por sua divulgação da Cultura Francesa.
Poeta, cronista, crítico de artes plásticas, repórter, Franklin Jorge é uma presença atuante no ambiente intelectual e artístico da cidade do Natal. A cada dia que passa, suas qualidades de inteligência e sensibilidade se aprimoram, principalmente pelo estudo, pela reflexão, pela capacidade e equilíbrio que vai acumulando. Nele, a improvisação cede sempre lugar ao trabalho meticuloso e lento. Suas produções obedecem sempre a um esforço de despojamento, de depuração na busca da expressão ou da forma desejada, não por uma questão de preciosismo de artífice, mas como uma condição substancial de sua natureza criativa.
Suas crônicas-entrevistas, publicadas em Tribuna do Norte, denunciam em Franklin Jorge a preocupação de exaltar o que lhe parece conter características de arte plenamente válidas e merecedoras de atenção e simpatia.
Nas estreitas dimensões de nossa província, ele realiza, humilde e obstinadamente, uma obra de semeador. De há muito acompanho essa tarefa gratuita e desinteressada de puro amor à arte e à criação artística, tanto mais expressiva porque processada em termos de sempre mais encantada descoberta do mundo e de maior aperfeiçoamento intelectual.
.Publicado originalmente em O Mossoroense [1979] e posteriormente transcrita nas orelhas da primeira edição de O Spleen de Natal [1996]
