• search
  • Entrar — Criar Conta

Um mestre na Pinacoteca

Fundador de Navegos escreve sobre a exposição do pintor Fernando Gurgel na Pinacoteca, dia 04 de novembro próximo.

*Franklin Jorge

[email protected]

Fernando Gurgel (Natal, 1956) expõe na Pinacoteca do Estado, em 4 de Novembro às 10 horas da manhã. Um sábado.

Inquietação, curiosidade, concentração e disciplina são virtudes que sobejam nesse artista natalense, perfeccionista; um artista que, pela pluralidade de seu talento, traz-me à lembrança um outro Mestre, Caetano Veloso. Ambos devotados à criação de uma obra múltipla e poliédrica, que os individualiza e distingue. Adeptos de experimentos e experimentações que resultam dessa exuberância contida; séria; inesquecível; comunicativa.

Surgiu precocemente na cena cultural da cidade como uma revelação surpreendente no cenário naqueles anos de 1970, quando toda a nossa Geração alçou voos, alguns, como Fernando Gurgel e Erasmo Costa Andrade, um racionalista do sonho.

Desde então não parou mais de planar, cada vez mais alto, em busca do que, para o artista, está sempre mais além, como previu Baudelaire.

Do Naïf ao Surrealismo que contaminou alguns dos nossos contemporâneos, dentre os quais Joseph Boulier, Gilson Nascimento, Vicente Vitoriano, Iramar Araújo, Diniz Grilo, Flávio Américo. Nivaldete.

Um programa, indiscutivelmente, imperdível.

ERRATA: foi divulgado uma data imprecisa, 05 de novembro, um sábado. A correção está feita: a data de estreia da mostra é 04 de novembro, um sábado.