*Jamal Singh
O Deplorável caso do Dr. Milton é uma surpreendente HQ nacional sobre um cientista homônimo, um homem bem casado e pai de um casal de filhos, de família abastada. E que faz experimentos secretos e proibidos numa pequena cidade do interior do Brasil. Após clonar com sucesso um bebê órfão anos atrás, ele dedica sua vida a analisar o clone que vive junto do original como um irmão gêmeo, sem ninguém mais saber.
E após tanto tempo sem nada der errado com o clone ou com original, ele decide clonar a si mesmo. Seu clone já nasce adulto e passa ajudá-lo em seu trabalho. Logo ele decide repetir a experiência fazendo mais um clone de si mesmo. E quando é surpreendido com investidas sexuais dos seus clones começa a duvidar de sua própria identidade. Logo Milton passa a ficar cada vez mais envolvido no laboratório, deixando sua família de lado, enquanto faz mais clones e começa a perder o controle da sua vida. Quando o clone do garoto órfão demonstra tendências violentas e amorais, Milton começa a desconfiar que o mesmo possa acontecer com seus clones. Mas talvez seja tarde demais…
O Deplorável caso do Dr. Milton é uma ficção científica Psicosexual, perturbadora, e recheada de depravação, paranoia e violência explícita. É o primeiro quadrinho em português de Fábio Vermelho, que escreveu e desenhou a HQ, tendo sido lançado em novembro de 2019 pela Escória Comix. Vermelho é conhecido internacionalmente pelo zine Weird Comix, que mistura horror, sci-fi, rock e escatologia. O autor é visivelmente inspirado em Angeli, Daniel Clowes, Crumb, e também no Gilbert Sheldon.
Sua arte em preto e branco é a cara do underground, e ajuda a embarcar no clima da obra, que vai ficando cada vez mais sufocante ao longo das suas 150 páginas. O autor declarou que queria que as pessoas se engajassem na história, que se colocassem no lugar dos personagens. E queria que lessem o gibi de uma vez só, e ao ler sentissem vergonha, diversão, nojo, raiva ou penaria. Bem li o meu exemplar de um fôlego só, realmente sentido um pouco de cada e cada vez mais chocado com a HQ. È um quadrinho desaconselhado para puritanos e pessoas mais sensíveis e que deve ser bastante apreciado pelos fãs de quadrinhos alternativos.