• search
  • Entrar — Criar Conta

Zelenski acusa Lula diante do mundo

Zelenski, presidente da Ucrânia, afirma que Lula não tem uma ampla visão de mundo e aponta seu erro aos apoiar Putin.

*Diário de Cuba

[email protected]

 

O presidente da Ucrânia, Volodímir Zelenski, acusou neste domingo o mandatário do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, de “coincidir com as narrativas” do presidente russo, Vladímir Putin, depois de o brasileiro afirmar que nem a Rússia nem a Ucrânia querem a paz “segue matando civis”.

“Não sei por que você tem que concordar com as narrativas de Putin”, questionou Zelenski durante uma entrevista à EFE, ao ser questionado pelas afirmações de Lula da Silva.

Zelenski afirmou que Putin “não é diferente de qualquer colonizador” e afirmou que “mente e manipula constantemente”. “Está matando nossos filhos e violando nossas mulheres”, acrescentou.

“Espero que (Lula) tenha uma opinião própria. Não me parece necessário que seus pensamentos coincidam com os pensamentos do presidente Putin”, acrescentou Zelenski, que disse que as declarações do líder brasileiro “não ajudam a trazer a paz”.

O chefe do Estado da Ucrânia insistiu em convidar Lula para se reunir com ele, para falar pessoalmente sobre o que ocorria na Ucrânia, algo que o mandatário brasileiro não havia acedido naquele momento.

“Para ser honesto, se o presidente Lula quisesse me dizer algo, que se sente comigo e me diga”, disse Zelenski, que acrescentou: “eu pensava que Lula tinha uma compreensão mais ampla do mundo”.